No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.
A Revolução de 1905 ( O Ensaio Geral)
- No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
- Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
Primeira Guerra Mundial
- O desastre da participação russa.
- A insustentabilidade do regime.
- As deserções no exército.
- Os levantes camponeses e operários.
- O crescimento dos Soviets.
A Revolução burguesa de fevereiro (março de 1817)
- As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.
- O lema “Paz, Pão e Terra”.
- O projeto comunista.
A Revolução Socialista de outubro (novembro de 1917)
- Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lenin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lenin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo.
- As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.
- “Conselho dos Comissários do Povo” - presidência de Lenin.
- Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra no ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).
A Guerra Civil (1918-1924)
- Guerra Civil Russa eclodiu entre o exército vermelho, (comunistas) e os exército branco (nacionalistas, conservadores, imperialistas e outros grupos anti-bolchevique).
- Com o apoio popular, as tropas revolucionárias enfrentaram o Exército Branco, composto por antigos oficiais do czar e prisioneiros do exército austríaco. Além disso, enfrentaram tropas de países europeus, que temiam que a revolução socialista se espalhasse pelo continente.
Nova Política Econômica - NEP
- “Um passo atrás para dar dois à frente”.
- A retomada de práticas baseadas na propriedade privada em pequena escala.
- A recuperação econômica russa.
- Importação de técnica e de máquinas estrangeiras.
- Produção de energias e extração de matérias-primas.
- Vários Estados que tinha separado da Rússia durante a revolução - como a Ucrânia - voltaram a se integrar e formaram, em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), um Estado federativo composto por quinze repúblicas.As lutas pelo poder
- Com a morte de Lenin, em 1924, Stalin (secretário-geral do Partido Comunista) e Trotski passaram a disputar o poder.
- Stalin defendia a ideia de que a União Soviética deveria construir o socialismo em seu país e só depois tentar levá-lo a outros países.
- Trotski achava que a Revolução Socialista deveria ocorrer em todo o mundo, pois enquanto houvesse países capitalistas, o socialismo não teria condições de sobreviver isolado.
- Stalin venceu a disputa. Trotski foi expulso da URSS. A União Soviética ingressou, então, na fase do planejamento econômico. Foi a época dos planos qüinqüenais, inaugurada em 1928. Os planos se sucederam a transformaram a União Soviética numa potência industrial. Contudo, a violência foi amplamente empregada pelo governo para impor sua política.
- A burocratização do Partido e do Estado.
- O forte controle sobre a economia – os Planos Quinquenais.
- O desenvolvimento bélico.
- A política expansionista.
- O fortalecimento com o fim da Segunda Guerra e Guerra Fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário